Educação

A Educação é cada vez mais uma das áreas prioritárias de intervenção do Município de Santa Marta de Penaguião. A Educação deixou de ser um setor para passar a ser uma paixão.

Nesta autarquia defende-se que deverá existir um programa educativo de sucesso, que despolete novamente o interesse nos alunos, oferecendo-lhes alternativas de futuro e enriquecendo-os. Urge voltar a aproximar os pais/encarregados de educação da escola, numa atitude de corresponsabilização educativa. Só uma consciência coletiva de onde estamos e para onde queremos ir nos pode dar garantias de sucesso.

Objetivos do Município

 Já foi longo o caminho que se realizou desde a implementação das atividades extra curriculares. As infraestruturas e estabelecimentos de ensino já detém hoje as condições básicas e necessárias ao desenvolvimento cognitivo e físico das nossas crianças. Os serviços de qualidade, centrais ou implementados por nós (natação para todos) continuam, sendo que aos que mais necessitam tudo é cedido gratuitamente.

Nesta nova fase, o que se procura é o aumento da qualidade educativa concelhia e a otimização na utilização dos recursos disponíveis. Pretende-se o incremento da qualidade de aprendizagem e o incentivo da mesma ao longo da vida, articulando políticas de educação e de formação.

Mais importante do que subir no ranking é formar adultos proactivos e dinâmicos que nos ajudem a continuar SANTA MARTA amanhã.

Objetivos do Pelouro de Educação:

  • Garantir equidade e acesso universal à Educação a todas as crianças e jovens do Município, em idade escolar, bem como o acesso a formas de educação recorrente, ou outras, a todos os munícipes;
    • Projetar e construir novas salas de aula, salas específicas e espaços polivalentes, que sirvam para refeitórios, bibliotecas e/ou para atividades extra curriculares;
    • Acompanhar, avaliar e realizar obras de restauro e conservação dos estabelecimentos escolares do pré-escolar e do 1º ciclo, bem como zelar pela sua segurança;
    • Assegurar o apetrechamento e manutenção dos edifícios de ensino público pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico;
    • Proceder ao levantamento das necessidades dos alunos mais carenciados e, em função destas, apoiar técnica e financeiramente no âmbito da ação social escolar para a aquisição de manuais escolares, materiais escolar e didático, transportes e alimentação;
    • Propor apoios à concretização de planos de atividades das escolas no âmbito de ações sócio educativas, projetos educacionais específicos e de intercâmbio escolar, dando prevalência aos que visem fomentar o conhecimento da história e realidade física, económica, patrimonial ou humana do concelho;
    • Preparar e implementar meios, medidas e programas de educação artística, ambiental e físico-motora nas escolas do 1º ciclo;
    • Planear e programar as atividades e ações necessárias no âmbito da formação e ocupação dos tempos livres das crianças e jovens em idade escolar.

Ainda na área da educação, o município mantém o Protocolo de Cooperação com o Agrupamento de Escolas com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do desenvolvimento das actividades escolares definidas no âmbito dos projectos educativos, assegurando desta forma a atribuição de apoios financeiros indispensáveis ao desenvolvimento e concretização dos planos anuais de actividades.

Parque Escolar

Jardim de Infância de Santa Marta

Jardim de Infância de S. João de Lobrigos

EB1 Do Assento

EB1 de Fontes

EB1 de S. João de Lobrigos

Centro Escolar de Santa Marta de Penaguião

Escola EB 2/3 de Santa Marta de Penaguião


PIICIE – A Caminho do Sucesso Escolar de Santa Marta

O Município de Santa Marta de Penaguião conta, desde outubro de 2020, com um novo projeto de combate ao insucesso escolar – A caminho do Sucesso Escolar de Santa Marta. Este projeto insere-se no PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e proposto pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro). É um projeto que conta com o apoio financeiro da União Europeia.
O PIICIE visa prosseguir os objetivos do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, através de uma ação estratégica que envolva o município, a escola, os professores, as famílias e a comunidade local. Desta forma, é nosso objetivo que este projeto represente mais uma ferramenta para alcançar um objetivo comum, ou seja, os propósitos definidos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho nº 6478/2017.
Para a concretização deste projeto, o Município conta com um protocolo de parceria com o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião.
Para se delinear o PIICIE, houve necessidade de consultar e analisar o Histórico de Sucesso apresentado no Plano de Ação Estratégica e Promoção do Sucesso Escolar (anos letivos 2018/2019-2019/2020), tendo-se concluído que “a grande problemática com que a comunidade educativa do agrupamento se tem debatido nos últimos tempos situa-se ao nível das aprendizagens dos alunos, consequência de alguns contextos familiares desfavorecidos (socioeconómicos e académicos) e de uma convergência de outras problemáticas ligadas ao meio e ao contexto escolar, nomeadamente as baixas expectativas dos alunos e dos pais e encarregados de educação quanto à importância da escola no seu percurso pessoal, profissional e social”.
Neste seguimento, considerou-se fundamental a intervenção através de duas ações/ medidas: Atividades de Apoio à Inclusão Social e Capacitar para Melhorar.
Para a sua operacionalização foi criada uma equipa multidisciplinar com oito técnicos especializados em áreas distintas – Psicologia (2 técnicos), Psicopedagogia, Educação Social, Educação de Infância, Ensino Básico, Ciências do Desporto e Ciências Farmacêuticas – com responsabilidades próprias, e que irá trabalhar colaborativamente com outras entidades, outros profissionais e outros projetos, num sentido de articulação e complementaridade.

Documentos