Igreja Paroquial de Sao Tiago – Fontes

Está situada no meio da povoação, situação que espartilha e lhe restringe o espaço do adro. O seu orago é o apóstolo S. Tiago.
Trata-se de uma construção retangular erguida num adro revestido a paralelo, cingido por muros, com entrada ladeada de pilastras com plintos e pináculos cónicos de remate esférico, de boa cantaria.
A fachada exibe uma entrada de arco abatido cuja moldura superior está ligada a um frontão de volutas afrontadas e a um nicho que emerge do seu tímpano. No arco da porta surgem lateralmente, ornatos de voluta, relevando-se o mesmo motivo no tímpano do frontão. O nicho, com a imagem do padroeiro, surge com o já tradicional arco relevado interiormente em forma de concha.
A flanquear o frontão recortam-se duas janelas sub-rectangulares gradeadas, com remates de cantaria triangular e, a interromper a cornija, abre-se um postigo central ao eixo da frontaria, de forma sub – quadrangular.
O frontão que remata a fachada é coroado com uma cruz central e com pináculos bolbares sobre plintos em tudo semelhantes – embora de maiores dimensões – aos que pontificam o arco- cruzeiro e os da capela-mor.
Adossada ao alçado esquerdo encontra-se a torre sineira, provida de dois sinos, com entrada pela parte de trás. Possui um relógio de mostrador em mármore sobre a cornija superior do campanário, proveniente da fábrica Cruzinha, de Almada. Além deste, evidencia também um antigo relógio de mostrador em granito e duas janelas gradeadas que vão iluminando o acesso interior.
No alçado esquerdo, além de uma porta e de uma janela retangular com aboamento, ergue-se a sacristia – de elevada cércea e com telhado de uma só água – que acompanha quase toda a nave e a capela-mor. Esta é comprida, bem destacada e de cércea mais baixa do que a nave da igreja. Pelo lado direito o templo está recortado com uma porta e duas janelas retangulares, com moldura de aboamento, ao correr da nave e três janelas similares às anteriores, sendo uma de menores dimensões.
As traseiras da sacristia estão igualmente recortadas com uma janela de moldura com aboamento que pertenceria à primitiva sacristia, mais pequena, que proviria inicialmente este templo setecentista pintado de branco, com cantarias bem evidenciadas e tratadas.
Vários tipos de cruz pontuam o templo e, além da cruz toreada de topos mamilares que coroa a frontaria, destacam-se, no meio eixo, a do arco- cruzeiro, toreada de topos em botão e a da capela-mor, de secção retangular com os topos patados.
No interior, altar-mor, de inspiração
rocaille
exibe uma decoração sinuosa de vieiras em molduras assimétricas, torcidos e motivos vegetais caprichosos. Além do ouro da talha está marmoreado de bege, azul e cor de salmão. Destaca-se a exuberante tribuna e o apainelado de caixotões que a abriga, bem como o sacrário rocaillecom representações de putti.
No altar-mor evidenciam-se as imagens de S. Pedro e de S. Gonçalo, do séc. XVIII e a Nossa Senhora do Rosário, do séc. XVII, todas pintadas e estofadas.
A capela-mor possui as molduras de cantaria das janelas pintadas com ornamentação vegetal barroca em tons de sépia e azul. O teto de madeira, com bordadura e grande profusão de motivos vegetais e florais
rocaille, em tons de verde, vermelho, castanho e bege sobre fundo verde-água acinzentado, possui a representação central de S, Tiago enquadrado em caprichosa moldura. A pintura está datada de 1775.
O intradorso do arco-cruzeiro reveste-se com uma pintura dourada, castanha e bege de motivos vegetais ondulados e um marmoreado cinzento. Os seus altares laterais exibem sanefas e baldaquinos
rocaille nos mesmos tons presentes já no altar-mor.
A nave da igreja possui altares laterais de talha nacional, setecentista, dedicados à Nossa Senhora do Rosário, que veio da capela de Nossa Senhora do Viso, a S. José e ao Senhor dos Passos, uma escultura religiosa do séc. XVIII. O teto de madeira está pintado com representações do Tetramorfo e as figuras centrais de S. José, Assunção de Nossa Senhora e S. Joaquim, enquadrados em bordadura de balaustrada, florões e molduras de gosto
rocaille, em tons de vermelho, azul, cinza e castanho, sobre um fundo cinza claro azulado.
O coro, em madeira, com requintada balaustrada, está pintado com uma exuberante vegetação e ornatos de inspiração
rocaille, em azuis, vermelhos e amarelo-torrado sobre fundo cinza. Sob o coro, ao lado direito, – um altar de talha dos inícios do séc. XVIII, povoado de serafins e aves, com festões florais e escudo central, enquadra um fresco do séc. XVIII onde se representa Cristo e a Samaritana junto à fonte de Jacob. No lado oposto, uma representação recente do batismo de Cristo está pintada na arcada onde se encontra a pia batismal (também ela, em tempos, colorida).
Salienta-se ainda no interior da igreja com a cornija marmoreada em tons de verde e dourado, um púlpito de madeira, nos mesmos tons dos altares e igualmente rocaille, assente em mísula vegetalista e as sanefas de talha sobre as portas laterais da nave.
Na sacristia antiga, realça-se a existência de uma bica com cantaria lavrada de volutas e frontão convexo, coroado de concha, bem como a sua taça em forma de vieira. Aqui estão guardadas as imagens da Rainha Santa Isabel e um Cristo crucificado.