Capela Nossa Senhora da Esperança – Cumieira
A capela de Nossa Senhora da Esperança aparece já referenciada nas Memórias Paroquiais de 1758 (Capela et alli:2006), datando a sua construção dos séculos XVII ou XVIII.
É um edifício de planta longitudinal, com cobertura em telhado de duas águas e com sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Todas as fachadas estão rebocadas e pintadas de branco, sendo que as laterais se encontram rematadas por cornija de granito. A fachada principal, rematada em empena, é rasgada por portal de verga recta e por dois vãos quadrangulares laterais, todos com moldura de granito. A coroar o topo desta fachada, truncando e empena, encontra-se a sineira: em arco de volta perfeita sobre pilares, rematada em cornija e coroada por cruz latina, sobre acrotério e por dois pináculos piramidais, com esfera no topo. Também nos dois ângulos da fachada principal existem pináculos, com forma semelhante aos da sineira, os quais estão colocados no topo de pilastras toscanas, que formam os cunhais. A fachada posterior é também coroada por cruz latina.
No interior do templo, salienta-se a imagem de Nossa Senhora da Esperança, de estilo popular, possivelmente, do século XVI (MOURÃO, et alli).