Capela de Sao Sebastiao – Fontes

Este templo de planta rectangular está pintado de branco com rodapé delimitado a cinza claro e evidencia as boas cantarias dos cunhais, molduras das aberturas, cornija e elementos decorativos.
A frontaria abre-se com entrada simples, ladeada por janelas rectangulares, gradeadas e um sobre-lintel plano sobrepujado pelo contorno de um frontão triangular relevado. Acima do frontão recorta-se uma janela rectangular, gradeada, com moldura de aboamento.
No topo do telhado de duas águas emerge uma cruz simples ladeada de pináculos piramidais com remates ovais, em tudo semelhantes aos que culminam a fachada traseira.
Adossada ao alçado esquerdo encontra-se a torre sineira, de construção mais recente que a capela, que possui ao nível do soco uma prega com relevo de cruz. Onze degraus na parte posterior da torre ascendem à porta do coro.
No alçado esquerdo do templo está a sacristia que sofreu obra recente – conservando ainda uma primitiva janela com aboamento – coberta com telhado de uma água. Nesta alçado encontra-se ainda a abertura de uma porta e uma janela, esta última em tudo semelhante às duas rectangulares, com aboamento, recortadas no alçado direito.
O interior da capela serve de abrigo a um magnífico altar de talha renascença italiana, datado de 1686 e restaurado em 1996, com três ordens de retábulos iconografados. Assim e da esquerda para a direita do retábulo inferior representam-se: Santa Margarida, S. Tiago, S. João, uma panorâmica de Jerusalém, S. Pedro, Santo André e Santa Úrsula. No meio, seguindo a mesma ordem: Santa Bárbara, S. Gabriel, Santa Isabel, Nossa Senhora da Assunção, Santa Catarina, S. Jorge e Santa Marinha. O do nível superior, pela mesma ordem, representa S. Pio Mártir, o Padre Eterno e S. Jacinto.
A talha, abundantemente lavrada, apresenta os característicos ornatos vegetalistas, as cabeças de putti, aves e figuras femininas desnudadas, além das imagens em pequena escala de Santo António, S. Tiago, S. João, S. Pedro, S. Paulo e S. João Evangelista, colocadas sob a linha central de retábulos, bem como as representações de pequena dimensão de Santa Luzia e Santa Bárbara (sob a linha de retábulos inferior).