?>

Capela de Sao Gonçalo – Fornelos

Capela de Sao Gonçalo – Fornelos

Edifício de planta rectangular, rebocado a branco com rodapé pintado a bege. A frontaria, abrigada pelas duas águas do pequeno alpendre de madeira, evidencia a data de 1699 sobre a porta de entrada. Esta é ladeada por dois óculos quadrilobados e gradeados e possui, ao lado direito, uma cruz pintada de verde com a imagem de Cristo crucificado em tom marfim, a denunciar obra simplista e posterior à data da construção. O alpendre é suportado por duas singelas colunas assentes sobre plintos simples e a iluminação natural do interior é ajudada por um diminuto postigo de moldura de cantaria com voamento, recortado no alçado esquerdo. No topo da fachada posterior, uma cruz de granito com base triangular pontifica as duas águas do telhado.
O interior da capela exibe um altar tríptico de talha nacional, policromo de verde, vermelho, castanho e amarelo, no qual as colunas revestidas de folhas de vide e cachos onde debicam pássaros, se misturam com variada folhagem e ornamentos florais. O altar não pertence originalmente á capela e foi aqui inserido, mesmo não a clamar por urgente restauro, tal como a mesa de altar e os gavetões laterais.
Da iconografia presente, destacam-se dois anjos tocheiros e as imagens setecentistas de madeira policroma de São Gonçalo, de Santa António e de Nossa Senhora do Rosário.