Capela de Santa Marta – Santa Marta de Penaguiao

O interior abriga um altar de madeira de gosto neoclássico, popular e singelo, sendo de salientar a imagem setecentista de Santo António. Para além desta há igualmente as imagens de S. Brás e, naturalmente, a da padroeira Santa Marta. Todas são em madeira policromada.
Sobranceira ao atual espaço da vila,  esta capela está na génese da atual denominação do concelho.
Inserida num adro, parcialmente murado, com gradeamentos forjados, está esta capela de planta rectangular, pintada a branco, com rodapés laterais cinzentos de cimento encarapinhado.
A entrada, de arco abatido, com moldura de cantaria onde se relevam frisos rectilíneos, está decorada com um fecho de arco saliente que se prolonga para um frontão curvo relevado, em jeito de beiral.
Sobre a entrada abre-se um janelão gradeado, bilobado, com cantaria de pendentes florais campaniformes e fecho de lis articulado com o frontão da porta. A moldura desta janela, de grandes dimensões, remata com um frontão de arco abatido e contracurvado, bem evidenciado.
A frontaria da capela culmina, igualmente, com um frontão contracurvado interrompido e sobrelevado onde pontifica o plinto suporte de uma cruz florenciada. enquadrado por dois pináculos biglobulares.
Além das janelas rectangulares gradeadas de moldura relevada de arco abatido e pendentes florais, que ladeiam a entrada, os dois alçados da capela possuem janelas rectangulares de cantos côvos. Salientam-se ainda, nos ângulos da fachada posterior, os remates superiores dos cunhais, de cantaria arqueada com pingentes. Infelizmente estes pormenores estão algo maltratados, pois os pingentes do lado esquerdo já desapareceram parcialmente. Contudo, releva-se, de modo geral a boa cantaria que é patente nos cunhais e rodapé da fachada.