?>

Capela de Santa Luzia – Paradela do Monte – Louredo

Capela de Santa Luzia – Paradela do Monte – Louredo

Este templo de planta rectangular, pintado de branco com rodapé castanho, está inserido no meio do povoado de Paradela do Monte.
A entrada é simples e a frontaria exibe um pequeno postigo rectangular, sobre a porta, mas descentrado em relação ao seu eixo.
A única nota de antiguidade patente no exterior da construção é a cruz florenciada, em granito, que coroa o topo do telhado de duas águas.
Adossado ao alçado esquerdo tem um campanário de cimento, provido de sino, com remate piramidal e cruz simples, tudo concebido «em cimento. Uma escada de nove degraus adossada ao alçado da capela permite ascender à sineira.
O alçado esquerdo da capela é recortado com uma porta simples e a capela está tão descaracterizada por sucessivas obras de restauro que se toma praticamente impossível aventar a época da sua construção, mas aparece já referenciada nas Memórias de 1758.
No interior aprecia-se um altar de talha renascença onde, ao dourado, se junta a pintura vermelha, bege, cinza e preta. Ornamentado com cabeças de putti, possui os característicos motivos vegetais e florais da época e do gosto que o concebeu. Destaca-se ainda o Santíssimo, cuja porta ostenta a figuração do
Agnus Dei.
O revestimento da capela-mor (que esconde o espaço da sacristia) e o tecto estão revestidos a madeira envernizada, obra recente de beneficiação. Da mesma época será o coro com balaustrada, também de madeira.
No tecto representam-se duas pinturas iconográficas – Santa Luzia e Santo António – e um motivo vegetal, obra necessariamente recente, atendendo ao arranjo já referido.
A capela abriga ainda as três imagens setecentistas, pintadas e estofadas de Santo António, Santa Luzia e da Senhora do Resgate, além de um S. José do séc. XX.