?>

Capela da Quinta do Valado – Cumieira

Capela da Quinta do Valado – Cumieira

Está inserida num conjunto residencial datado de 1791, onde se destaca um corrimão de pedra ornado de volutas e a entrada à face da rua ameada com merlões toreados de uma água.A planta rectangular da capela está adossada à residência pela sua fachada posterior. É perceptível a assimetria da sua construção, dada pela porta de entrada descentrada em relação ao eixo formado pelo vértice do telhado de duas águas.O seu portal, de cantaria relevada com arquivoltas contracurvadas na base e no arranque do arco abatido, e complementado com uma decoração de volutas e Pendentes laterais. Apresenta pequenos remates esféricos nos ângulos superiores da moldura e uma pequena cruz florenciada posicionada ao centro e está ladeado de duas diminutas janelas quadrilobadas e gradeadas.
As empenas de cantaria estão coroadas de pináculos bolbares, tendo a do lado direito um chanfro a três quartos da altura. O vértice da cornija é rematado com plinto e cruz de topos em botão.
Um esguio postigo de moldura com aboamento, recortado no alçado direito, ajuda a iluminar o interior da capela onde se exibe a imagem de Nossa Senhora da Esperança do século XVI e um São João setecentista de gosto popular. Ainda no interior do templo sublinham-se alguns pormenores de severo requinte, nomeadamente ao nível das cantarias, destacando-se um nicho de galheteiro de moldura com pendentes e frontão canopial, uma pia de água benta coroada por frontão curvo e a moldura do postigo lateral rematada com frontão curvo interrompido.