SANTA MARTA e a Educação… Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar- PIICIE

A equipa PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar iniciou, durante este mês de janeiro, os contactos com as famílias dos alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, através de uma Sessão de Divulgação “PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, no âmbito da Medida 2 – Capacitar para Melhorar.
 
Esta Ação tem como principais objetivos apresentar e divulgar o projeto PIICIE, sensibilizar os pais/ encarregados de educação para a importância do seu papel no percurso escolar e na motivação para os estudos dos seus filhos/ educandos, alertar para a importância da proximidade entre a casa e a escola, e promover a reflexão “Qual o meu papel no processo de aprendizagem do meu filho/ educando”.
 
Foram já realizadas três sessões que abrangeram os pais/ encarregados de educação dos alunos da União de Freguesias de Louredo e Fornelos, e das Freguesias de Medrões e Alvações do Corgo.
 
Por uma questão de proximidade, decidiu-se realizar as ações nas próprias freguesias, com a ajuda imprescindível dos senhores Presidentes de Juntas, que se disponibilizaram desde logo para nos ajudar, não só na identificação das famílias dos alunos, mas também na preparação das salas, cumprindo todas as normas de segurança da DGS.
 
As sessões já realizadas foram muito positivas, tendo sido alcançado o objetivo inicial desses contactos. É importante realçar a forma como os pais nos receberam, mostrando-se genuinamente interessados e empenhados em colocar em práticas algumas estratégias sugeridas ao longo da sessão. Resta-nos só agradecer-lhes pela presença, sabendo que nos voltaremos a encontrar muito em breve para mais sessões neste âmbito.
 
Quanto aos pais/ encarregados de educação pertencentes às freguesias onde estes contactos ainda não foram efetuados, queremos informar que, dada a situação delicada que o país atravessa, e uma vez que o confinamento volta a entrar em vigor esta semana, iremos aguardar por uma diminuição significativa do risco de contágio por Covid-19.
Obrigada, mais uma vez, aos encarregados de educação, por tornarem possível a concretização deste projeto!
Juntos rumo ao sucesso.