SANTA MARTA de Penaguião – Um Concelho Seguro

No seguimento da norma do governo que previu para o dia 18 de Maio a reabertura dos cafés e restaurantes a nível nacional, o Município de Santa Marta de Penaguião, realizou ontem, no auditório municipal, uma sessão de esclarecimento/sensibilização, para a abertura desta nova época de restauração.

O estado de calamidade em que nos encontramos, derivado da pandemia COVID-19, irá obrigar os proprietários destes estabelecimentos a ver substancialmente reduzida a sua atividade, dadas as regras de proteção individual e coletiva que se impõem.

Nesse sentido, e por forma a minorar as percas anteriores, para os que estiveram 2 meses completamente encerrados, e futuras, dadas as contingências, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Machado, disponibilizou a todos os comerciantes destes 2 ramos, totalmente gratuita, a colocação de esplanadas. “ Os proprietários dos cafés e restaurantes do concelho de Santa Marta de Penaguião, tendo única e exclusivamente a obrigação de marcar o espaço e salvaguardar a segurança, poderão ocupar jardins, espaços de estacionamento, e outros locais próximos e no exterior, dos seus estabelecimentos, por forma a garantirem um maior número de clientes e recuperar algum ganho”, disse o autarca Luís Machado na reunião.

O comandante da proteção civil, numa apresentação em PowerPoint esclareceu acerca da nova organização dos espaços e do funcionamento, também o Comandante do posto do GNR, acrescentou algumas informações relevantes, deu os parabéns pelo trabalho que a autarquia tem vindo a realizar, e disponibilizou todo o seu efetivo para o que for preciso.

Na reunião estiveram ainda os fiscais municipais, serviço de atendimento e chefe de divisão, para que todos estejam informados e imbuídos do mesmo espírito, e a abertura se faça rápida e assertiva.

Emídio Gama, em representação dos gabinetes de contabilidade, fez a explicação das medidas de apoio do governo aos comerciantes locais, para a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual.

A reunião terminou, mais uma vez com o apelo do Edil: “Se todos fizermos o que está previsto, ficamos todos muito mais protegidos e seguros. Juntos vamos ganhar maio e construir um junho melhor para todos.”

Santa Marta de Penaguião – Um concelho seguro, é uma campanha do Município de Santa Marta de Penaguião, Juntas de Freguesia, Ministério da Saúde, Centro de Saúde, IPPS’s, Agrupamento de Escolas, Associações de Bombeiros do concelho, GNR, Associações Culturais, Desportivas e Sociais, Proteção Civil, e Banco de Voluntários.

segg1