Repovoamento de trutas no rio Aguilhão

Com o apoio da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião foi realizado no passado dia 27 de março pela Associação de Caça e Pesca de Penaguião mais uma ação de repovoamento de truta fário na concessão de pesca desportiva no rio Arcadela/Aguilhão e na qual participou também a AFTM-Associação Florestal de Trás-os-Montes. Foram libertadas cerca de 900 exemplares de trutas repartidas pelos 10 km de extensão desta concessão. Esta ação foi realizada com o empenho e entusiasmo dos presidentes e outros elementos das direções das duas associações, com particular destaque para o Presidente do Município, Luís Machado, que pessoalmente ajudou a lançar ao rio centenas destes exemplares. Esta ação contou ainda com a participação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas-Norte que tem a exclusividade da produção e transporte desta espécie piscícola de elevado valor ambiental. Com esta ação a Associação de Caça e Pesca de Penaguião, agora em parceria com o município de Santa Marta de Penaguião, pretende consolidar a implementação de um modelo de exploração dos recursos naturais responsável e sustentado, tendo como objetivos principais uma eficiente conservação da natureza e em simultâneo o equilíbrio entre esta e a inversão da tendência de desertificação humana nos territórios de baixa densidade, nomeadamente através da promoção do turismo de Natureza e demais atividades lúdicas como é o caso da pesca desportiva permitida pela excelência da biodiversidade que ocorre neste concelho.

António Coelho – Presidente da Direção da AFTM