Prospeção e Pesquisa de Depósitos Minerais na Serra do Marão

O Município de Santa Marta de Penaguião, face aos últimos comentários e informações controversas, erradamente mencionadas relativas ao trabalho de Prospeção e Pesquisa de Depósitos Minerais na Serra do Marão vem por este meio informar:
 
1. Os trabalhos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais na Serra do Marão, realizados pela empresa Minerália – LDA, cumpriram na totalidade os planos apresentados e autorizados pelos dois municípios, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.
 
2. Tal como se previa e estava escrito, os trabalhos realizados limitaram-se à pesquisa de dados escritos e recolha de elementos à superfície, sendo que na área do nosso município não teve sequer lugar qualquer escavação, por mais pequena que fosse. Repetimos não teve lugar qualquer escavação.
 
3. A empresa, depois de terminada a 1ª fase, fez a avaliação, e chegou à conclusão que não existia minério em quantidade que justificasse a continuidade dos trabalhos e mais investimento. Assim, solicitou a rescisão do contrato junto da Direção de Energia, dando por terminado todo o tipo de trabalho nestes territórios (ver ofício).
 
Daqui resulta que os interesses dos penaguienses que vivem nas localidades objeto da intervenção, bem como dos penaguienses em geral, estiveram sempre assegurados e protegidos. Não havendo por isso qualquer razão ou fundamento para os alarmismos que alguns penaguienses muito mal informados e com irresponsabilidade instalaram junto dos conterrâneos.
 
Será pois esta a oportunidade para pedirem desculpa por terem sobressaltado a vida dos penaguienses que merecem viver em paz e sem qualquer tipo de medos ou receios.
 
Concluímos, ressalvando que os superiores interesses do concelho e dos penaguienses estiveram sempre salvaguardados, tal qual demonstra o fim do processo, sem qualquer impacto nos nossos terrenos e nas nossas paisagens.