PIICIE – A Caminho do Sucesso Escolar de Santa Marta

O Município de Santa Marta de Penaguião conta, desde outubro de 2020, com um novo projeto de combate ao insucesso escolar – A caminho do Sucesso Escolar de Santa Marta. Este projeto insere-se no PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e proposto pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro). É um projeto que conta com o apoio financeiro da União Europeia.

O PIICIE visa prosseguir os objetivos do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, através de uma ação estratégica que envolva o município, a escola, os professores, as famílias e a comunidade local. Desta forma, é nosso objetivo que este projeto represente mais uma ferramenta para alcançar um objetivo comum, ou seja, os propósitos definidos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho nº 6478/2017.

Para a concretização deste projeto, o Município conta com um protocolo de parceria com o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião.

Para se delinear o PIICIE, houve necessidade de consultar e analisar o Histórico de Sucesso apresentado no Plano de Ação Estratégica e Promoção do Sucesso Escolar (anos letivos 2018/2019-2019/2020), tendo-se concluído que “a grande problemática com que a comunidade educativa do agrupamento se tem debatido nos últimos tempos situa-se ao nível das aprendizagens dos alunos, consequência de alguns contextos familiares desfavorecidos (socioeconómicos e académicos) e de uma convergência de outras problemáticas ligadas ao meio e ao contexto escolar, nomeadamente as baixas expectativas dos alunos e dos pais e encarregados de educação quanto à importância da escola no seu percurso pessoal, profissional e social”.

Neste seguimento, considerou-se fundamental a intervenção através de duas ações/ medidas: Atividades de Apoio à Inclusão Social e Capacitar para Melhorar.

Para a sua operacionalização foi criada uma equipa multidisciplinar com oito técnicos especializados em áreas distintas – Psicologia (2 técnicos), Psicopedagogia, Educação Social, Educação de Infância, Ensino Básico, Ciências do Desporto e Ciências Farmacêuticas – com responsabilidades próprias, e que irá trabalhar colaborativamente com outras entidades, outros profissionais e outros projetos, num sentido de articulação e complementaridade.