PANDEMIA-COVID-19 | ESCLARECIMENTO

Ouvir
Pelas 12h00 do dia de hoje, sexta-feira, 6 de novembro, foram confirmados 3 casos de COVID-19 em 3 alunos do nosso agrupamento de escolas. Dois alunos do 2º ciclo e 1 aluno do pré-escolar do centro escolar.
De imediato, a proteção civil deste município, em conjunto com o agrupamento, entraram em contacto com a autoridade de saúde.
Para esclarecimento e algum conforto de toda a comunidade escolar, informa-se:
– Foi feita a partir das 14h00, uma DESINFEÇÃO, aos espaços em questão. Foi desinfetada, toda a EB 2,3, centro escolar e pré-escolar. Foi ainda desinfetado o pavilhão municipal (Gimnodesportivo).
– Os respetivos encarregados de educação serão durante este fim-de-semana, contactados pela autoridade de saúde, a quem o agrupamento já forneceu os dados, para saberem exatamente como proceder. O mesmo acontecerá com todos os auxiliares envolvidos e pessoal docente.
– Os procedimentos devidos e orientadores da saúde foram todos salvaguardados e a situação não esteve nunca descurada.
– À autoridade de saúde, e só a esta, compete a decisão de qualquer encerramento. Nem a autarquia, nem a proteção civil têm o poder para proceder ao encerramento de um estabelecimento de ensino.
– O respeito e cumprimento das normas e da forma de atuar designada pela saúde são atos indispensáveis para nos mantermos numa linha de combate assertivo. Se cada um de nós começar a agir por sua conta e risco, o caos instala-se, não favorecendo a vida a ninguém.
Desta forma, apelamos ao bom senso, ao cumprimento de todos os cuidados amplamente divulgados, e ao controle de tudo o que agora não acrescenta aos penaguienses.
Tudo o que pode e deve ser feito pelas autoridades competentes está a ser escrupulosamente cumprido.