PANDEMIA – COVID-19 – Comunicação ao Concelho e aos Penaguienses

PARTE 1 – DADOS

Hoje, sábado, dia 7 de Novembro de 2020, atingimos no país o maior número de novos casos. Reflexo disso são também os valores de hoje no nosso concelho – 23 ativos e 19 em confinamento.

Isto significa que o contágio e os números de novos infetados está a subir perigosamente no país, e por consequência natural nas regiões e nos concelhos.

Por isso, e como é nosso dever, estamos a acompanhar a evolução da pandemia, a aplicação das medidas de prevenção, e todo o trabalho desenvolvido pelas Instituições e Entidades do concelho, cada uma na sua área.

Assim:

– Informamos que os dados concelhios, que a Câmara Municipal disponibiliza no seu site, são da exclusiva responsabilidade dos serviços da Autoridade da Saúde. Assim foi desde o princípio da pandemia.

– Informamos que a publicitação particular dos casos que tenham ocorrido nas Entidades e/ou Instituições do concelho, são da responsabilidade dos mesmos.

– Informamos que fruto de uma ação de atualização de dados a nível do distrito, levada a cabo pelos já referidos serviços da Autoridade da Saúde, surgiu hoje, uma diferença significativa entre os dados que vinham a ser publicados e as situações reais. Reafirmamos que a Câmara Municipal não tem qualquer intervenção no tratamento dos dados, só faz a sua publicação.

PARTE 2 – AÇÕES PREVISTAS

Tendo presente o cenário extremamente preocupante que estamos a atravessar no nosso concelho e no país, a Câmara Municipal, para além das medidas já tomadas durante a semana passada e no cumprimento na íntegra do Plano de Contingência Municipal, vai realizar e acompanhar as seguintes ações:

– Acompanhamento do cumprimento rigoroso dos respetivos planos de contingência aprovados pelas entidades competentes, bem como de todas as normas da DGS (Direção Geral da Saúde).

– Acompanhamento próximo da situação existente e futura do nosso agrupamento. Tal qual publicado ontem, a Autoridade da Saúde contactou a direção do agrupamento, estando já a serem desenvolvidas as ações a levar a cabo no âmbito do plano de contingência.
Deste desenvolvimento será dada informação oficial no site do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião.

Pré-Escolar – http://ave-smpenaguiao.4porquatro.com/doc.php?co=1247
6ºAno – http://ave-smpenaguiao.4porquatro.com/doc.php?co=1246

– Realização de rastreios. Em colaboração com os serviços de Saúde na Fundação Luís Vicente, e por iniciativa própria (da Câmara Municipal), nos Centros Sociais e Paroquiais de São Miguel e Santa Eulália e Fundação Dr. Carneiro Mesquita.

– Acompanhamento e reforço por parte das forças de segurança do cumprimento das medidas previstas no Estado de Emergência, e que entrarão em vigor na próxima segunda-feira.

Cara(o) Penaguiense

Uma situação de emergência como esta que vivemos implica medidas excecionais da parte de todos. Não só das entidades competentes, mas também de todos os munícipes. O pânico bem como a tentativa de discriminação, de nada irão ajudar ou dignificar uma luta que se pretende vitoriosa para todos, sem exceção.
POR FAVOR, cumpra as normas anunciadas e aja sempre com a responsabilidade cívica que o momento exige.
Por si, por nós, por todos, cuide-se!

O Presidente da Câmara
Luís Reguengo Machado

COMUNICADO 2020