Instituições Particulares de Solidariedade Social – Rastreio à COVID 19

É com alegria e contentamento que vos comunico que após a conclusão do rastreio aos utentes e funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social o resultado final foi negativo, ou seja nenhum utente ou funcionário, à data da realização dos testes, estava infetado com o vírus da COVID 19.

O tipo de rastreio utilizado foi acordado com as Entidades responsáveis da Saúde e Segurança Social com incidência na área do nosso concelho, bem como o utilizado por muitos outros municípios que, tal como nós, avançaram por iniciativa própria e para segurança e bem-estar dos utentes e funcionários, com um rastreio alargado a todas as instituições que têm sede nos respetivos concelho.

É o momento de dar os parabéns, e agradecer a todos os funcionários e dirigentes das nossas IPSS’s, pelo trabalho realizado até ao momento, especialmente pelo cuidado especial que têm dado aos seus utentes, protegendo-os desta pandemia de uma forma excecional.

Agradecer-lhes especialmente por, no seguimento da primeira reunião realizada a 5 de Março na Câmara Municipal, termos desenvolvido e aplicado, medidas de prevenção previstas nos Planos de Contingência de cada uma das Instituições e no Plano de Contingência do Município. A nossa postura resultou e bem até ao dia de hoje, por isso todos nos devemos sentir orgulhosos pelo trabalho até agora feito.

Amanhã, será outro dia, e o perigo de contágio está sempre à nossa porta, ou mesmo dentro da casa de cada um. Dias difíceis virão e teremos de estar sempre preparados para o pior, esperando e trabalhando para o melhor. É este o nosso lema em Santa Marta de Penaguião.

Convictos deste período difícil e muito exigente, tendo em conta principalmente o levantamento de algumas medidas de confinamento previstas pelas Autoridades Nacionais, apelo a todos os penaguienses que se mantenham firmes no seu exemplar comportamento preventivo, para juntos ultrapassarmos, com o menor sofrimento possível, esta fase difícil da vida de todos nós.

Mais uma vez, a todos os funcionários e dirigentes das IPSS’s o nosso muito obrigado.

Por último, informamos que relativamente à situação dos utentes que estão em apoio domiciliário, centro de dia e famílias de acolhimento, estamos a acompanhar e a aguardar, os procedimentos que serão levados a cabo por parte dos serviços da Segurança Social e da Saúde, e como sempre o Município estará pronto para intervir, tal como já fez junto das IPSS’s.