Implementação de Desfibrilhação Automática Externa nos espaços públicos

A morte súbita cardíaca é causada por uma arritmia cardíaca chamada fibrilhação ventricular, que impede o coração de bombear o sangue. O único tratamento eficaz para a fibrilhação é a desfibrilhação elétrica que consiste na administração de choques elétricos ao coração parado, possibilitando que o ritmo cardíaco volte ao normal.

Nestes casos, a probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor for o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação.

É sabido que quanto mais precoce e maior for a acessibilidade da vítima ao tratamento, melhor é a sua capacidade de sobrevivência, recuperando as condições que tinha antes do evento.

Para garantir maior segurança e uma atuação rápida numa situação de paragem cardiorrespiratória, o Município de Santa Marta de Penaguião passou a ter desde o dia 22 de dezembro cinco equipamentos instalados nas Piscinas Municipais, Pavilhão Desportivo Municipal, Câmara Municipal, Auditório Municipal e Estádio Municipal, tendo sido ministrada formação interna em SBV/DAE a trinta funcionários.