Eleições para o Parlamento Europeu – 26 de Maio de 2019

No próximo dia 26 de Maio realiza-se a Eleição para o Parlamento Europeu.

Na sequência das alterações introduzidas às leis eleitorais e ao recenseamento eleitoral, uma das alterações mais significativas prende-se com a eliminação do número de eleitor.

Assim, os cadernos eleitorais passaram a ser organizados por ordem alfabética, sendo a partir de agora, todos os cidadãos portugueses recenseados e aptos a exercer o voto, identificados pelo número de identificação civil (Bilhete de Identidade/cartão de cidadão).

Nesse sentido, deve verificar a partir do dia 11 de Maio a sua situação no recenseamento eleitoral (freguesia de inscrição e local de voto) através do sistema SMS grátis 3838 (escrevendo RE espaço nº do BI ou CC espaço data de nascimento no molde AAAAMMDD) ou do portal do recenseamento https://www.recenseamento.mai.gov.pt/, através da APP do MAI ou ainda pela linha de apoio 808 206 206 (custo de chamada local).

Para exercer o direito de voto o eleitor deverá ir munido do bilhete de identidade/cartão de cidadão, ou qualquer outro documento oficial que contenha fotografia atualizada.