Combate à Vespa Asiática (Vespa Velutina)

O Município de Santa Marta de Penaguião, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizou mais um ciclo no combate à Vespa Asiática (Vespa Velutina) abatendo 52 ninhos durante o ano de 2020.
Tal só foi possível graças à colaboração de todos, os que abateram e os que reportaram, nomeadamente Bombeiros Voluntários, munícipes e Juntas de Freguesia.
De salientar que por forma a controlar esta praga, o Município utilizou uma nova técnica de eliminação, que implica recorrer a uma intervenção química por forma a evitar a fuga de vespas fundadoras para fazer novo ninho.
Agora, com o início de um novo ciclo em fevereiro e março (construção de ninhos primários) recomenda-se à população que esteja atenta e verifique os seus armazéns agrícolas, casas antigas, árvores nos quintais e nas propriedades e, se suspeitar da presença de ninhos ou exemplares desta espécie, informe o Serviço Municipal de Proteção Civil através do e-mail protecao.civil@cm-smpenaguiao.pt ou pelos telefones 254810130 (ext. 301) e/ou 968553704.
Informações úteis:
1 – Morfologia da vespa asiática – principais fatores de identificação:
– Tórax e cabeça pretos
– Abdómen preto apenas com um segmento amarelo
– Pontas das patas amarelas
2- Morfologia do ninho – principais fatores de identificação:
-Ninhos definitivos podem ter:
Entre 60 a 100 cm de altura
Entre 60 a 80 cm de diâmetro
– Entrada e saída do ninho é por um pequeno orifício lateral.
– Maioritariamente em árvores com mais de 5m de altura mas podem utilizar outros suportes.
1111