Boletim Epidemiológico do dia 5 de outubro de 2020

Cara(o) Penaguiense
A evolução da pandemia COVID-19 em Portugal tem dado origem a muitas formas de comunicar e informar os portugueses, que nem sempre são devidamente claras e objetivas.
 
Foi por essa razão que o Município de Santa Marta de Penaguião, adotou desde o início a informação prestada pela DGS – Direção Geral da Saúde, como a informação a prestar a todos os munícipes.
Esta decisão confirmou-se como a mais correta e assertiva.
 
Contudo, a evolução da pandemia confrontou-nos com uma nova situação.
O número de casos ativos, bem como os casos em isolamento, são nesta altura igualmente importantes e determinantes para o nosso comportamento coletivo, para todas as tomadas de decisão na prevenção e controlo desta pandemia.
 
Assim, decidimos que a partir do dia de hoje, 5 de Outubro, a informação que vamos prestar a todos os penaguienses, além da informação da DGS a que todos têm acesso, referir-se-á se aos casos ativos, e aos casos em isolamento, falamos dos penaguienses que por estarem em eventual contacto com pessoas infetadas têm de cumprir a devida quarentena.
 
Procedemos a esta alteração, porque tivemos a garantia da Saúde local, através do ACES – Agrupamento dos Centros de Saúde do Douro Norte, de informação diária atualizada, validada e oficial.
 
Por último, apelamos a todos os penaguienses que continuem a cumprir com o máximo rigor todas as medidas de prevenção, para que o concelho de Santa Marta de Penaguião não sofra perda de vidas por causa da COVID-19.
 
Continuação de um bom feriado
Um abraço amigo do presidente da câmara
Luís Machado