Boletim Epidemiológico do dia 17 de agosto de 2020

Uma Informação, Um apelo

Uma informação

É com preocupação que hoje registamos 5 casos positivos à COVID 19, que residem efetivamente no nosso concelho.

O aparecimento de casos positivos no nosso concelho era uma situação mais ou menos esperada por todos nós. Infelizmente o vírus anda por aí e a probabilidade de contágio continua a ser muito grande. Tal iria acontecer mais dia, menos dia.

Assim, cumpre-nos nesta hora garantir a todos os penaguienses três coisas:

1. Que as instituições do concelho têm feito um enorme e extraordinário trabalho durante todo o período da pandemia.

2. Que os contágios foram importados, ou seja foi um ou uma penaguiense que esteve em contágio com o vírus num concelho distante do nosso, o que por si garante que não existe qualquer foco/surto no nosso concelho. A situação está confinada desde o primeiro dia da sinalização aos agregados familiares respetivos.

3. Que os casos positivos registados estão a ser devidamente acompanhados pela Saúde Pública e a cumprir rigorosamente todas as regras e normas de confinamento. Estão em segurança e desde da sua sinalização não puseram em risco qualquer outra pessoa. Repetimos, estão a cumprir exemplarmente todos os procedimentos definidos pela Direção Geral de Saúde.

Cumpre-nos ainda garantir o anonimato dos penaguienses que contraíram o vírus, pelo que pedimos a todos que nos acompanhem no respeito que é devido a qualquer ser humano nestas condições difíceis que estão a atravessar. Vão todos ficar bem. E vamos todos continuar bem.

Um apelo

Vamos todos continuar bem se cumprirmos todas as regras de proteção individual e coletiva.

A situação que o país está a atravessar é difícil. Todos temos responsabilidades. O sucesso neste combate só se ganha se todos, sem exceção, cumprirmos as regras e os comportamentos definidos pela Saúde Pública.

Apelo a todos os penaguienses para que continuemos a cumprir da mesma forma como fizemos até hoje.

Se assim o fizermos Vamos Todos Continuar Bem.

Um abraço amigo,

Luís Machado
O Presidente da Câmara.