AVISO – Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax)

AVISO

O Município de Santa Marta de Penaguião e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P, através do Fundo Florestal Permanente, está a desenvolver uma campanha de sensibilização para a problemática do aparecimento desta espécie invasora e predadora, a Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax), e para a exterminação dos seus ninhos.

A vespa velutina nigrithorax, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie não indígena, de grandes dimensões, predadora da abelha europeia (Apis melífera).

O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelo-alaranjado.

As vespas asiáticas alimentam-se de abelhas e outros insetos e constituem principalmente uma ameaça ambiental.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar a apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, afetando a polinização e a produção de mel.

Ao nível de saúde pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

A deteção ou a suspeita de existência de exemplares ou de ninho de vespa asiática, deverá ser comunicada presencialmente no Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Marta de Penaguião, ou pelos contatos 254 810 130/968 553 704, pelo endereço de correio eletrónico protecao.civil@cm-smpenaguiao.pt, ou através da linha 505 Ambiente, ligando para o número 808 200 520.

O Vereador do Pelouro,

José Manuel Moreira Lopes.