Esta festividade religiosa tem lugar no adro da Capela da Senhora do Marão, num território que constitui um património ambiental e paisagístico de grande importância, pertencente aos concelhos de Santa Marta de Penaguião e de Baião.
Para além da componente religiosa, esta romaria possui uma vertente de festividade popular. Por norma, atrai muitos cidadãos, que realizam de madrugada a caminhada para assistir ao nascer do sol no alto da serra.
No atual contexto marcado pela pandemia COVID-19, que continua a representar um desafio de saúde pública que as comunidades em geral têm de vencer, as Câmaras Municipais de Baião e de Santa Marta de Penaguião apelam a que todos os cidadãos que pretendam participar nesta festividade sigam as recomendações da Direção Geral de Saúde.
Nomeadamente:
– Devem assim ser evitados ajuntamentos e aglomerações de pessoas
– Deve ser mantido distanciamento físico de 1,5 a 2 metros entre as pessoas
– Deve ser privilegiado o uso de máscara em todos os momentos de contacto interpessoal
As autarquias estão em contacto com o Pároco da Teixeira, Jorge Coutinho, a quem cabe a responsabilidade da celebração religiosa. Esta cerimónia irá seguir as normas de distanciamento social e de reforço de higienização, decretadas pela Direção Geral de Saúde.
As autarquias estão também em contacto com os postos territoriais da GNR nos dois concelhos, visto que cabe a estas forças de segurança zelar pelo cumprimento das normas vigentes. Face ao contexto de pandemia em que nos encontramos, não será permitida a venda de produtos alimentares ou outros na Romaria da Senhora da Serra.
O objetivo é zelar para que a iniciativa decorra de modo ordeiro e seguro e sem comprometer a saúde pública, o que não poderá ser alcançado sem uma atitude responsável e cumpridora por parte dos cidadãos.