Capela de Nossa Senhora do Carmo – Alvaçoes do Corgo

Esta capela de planta rectangular está inserida num pequeno adro murado com gradeamento lanceolado. Pintada de branco com rodapé vincado a preto, o que parece ser uma reconstrução do século XVIII está, contudo, descaracterizada, nomeadamente pela inclusão de empenas em cimento nos ângulos da frontaria.
A porta de entrada, debruada por moldura de cantaria simples, está encimada por uma janela rectangular gradeada. O topo do telhado de duas águas é cortado à face da fachada principal e aí pousa uma sineira de granito, com sino, coroada por plintos piramidais e cruz simples. A cruz repete- se no topo do arco-cruzeiro.
Os alçados laterais acentuam a singeleza e a descaracterização do templo. O do lado direito está recortado com duas esguias janelas de arco, um postigo com aboamento e uma porta secundária; o do lado esquerdo evidencia a escada de um lance, em cimento, que conduz à porta de acesso ao coro e um postigo rectangular com moldura de aboamento. A diminuta sacristia de que a capela está provida tem entrada pelas traseiras da capela e aconchega-se ao seu alçado esquerdo.