Capela de São Pio Mártir – Sanhoane
Construção do século XVIII adiantado, de inspiração rocaille, com planta rectangular. Está adossada a uma ala da residência e possui a entrada voltada para o pátio central.
O portal, acessível por dois degraus, apresenta a moldura relevada de arco contracurvado, sobrepujado por uma carteia com motivos de concha onde se inscreve a pedra de armas familiar, esquartelada com elmo central. Os motivos vegetalistas e florais são o tema dominante na decoração da cantaria. Sobre as armas recorta-se um óculo circular com moldura onde avultam os motivos vegetais, conchas e pendentes de borla, coroado com um frontão convexo.
As janelas rectangulares gradeadas que iluminam o coro evidenciam molduras almofadadas, de arco abatido, contracurvado, sob frontão convexo.
Respeitando o conjunto decorativo, a frontaria remata com dois fogaréus laterais a um frontão sobrelevado, interrompido e contracurvado, coroado com um plinto onde assenta a cruz central de braços trilobados.
A sacristia, de volumetria acentuada, adossada ao alçado esquerdo da capela, possui refinada cantaria de cunhais arredondados, rodapé, cornija, moldura de porta de arco abatido e de janela com aboamento (tal como a do templo). A pontuar o topo dos ângulos formados pelos seus alçados surgem, na frontaria, um fogaréu e na traseira, uma cruz bolbar.
Esta última, em tudo semelhante à que emerge a culminar o topo posterior da capela.
O interior da capela acompanha a riqueza que o exterior evidencia. Destaca- se o altar-mor, com sacrário, de talha dourada a que não é alheia a inspiração rocaille, com pintura marmoreada e policroma de azul, verde e vermelho.
O sarcófago-expositor, aberto, em madeira, com a relíquia corporal íntegra de S. Pio Mártir, sofreu com um incêndio ateado pela incúria de umas velas acesas que queimaram parcialmente o corpo.
O tecto da capela, forrado a madeira, está pintado com um tromp Voeil de falsa cúpula que começa a carecer de beneficiação. Igual sorte mereceria o coro de madeira do século XVIII, com balaustrada e forro de caixotões onde sobressaem pinturas hagiográficas uma tela.
Além dos dois confessionários semelhantes aos da Igreja Paroquial, as imagens presentes na capela valorizam o seu património, destacando-se:
Santa Rosa de Lima, Rainha Santa Isabel, Nossa Senhora da Conceição, S. Caetano, Santo António e dois anjos tocheiros. São todas elas óptimas esculturas em madeira pintada e estofada no caso de Santo António e que refletem bem a importância que a escultura religiosa teve ao longo do século XVIII. A este conjunto deveremos juntar ainda dois ex-votos pintados em madeira, com datas que os colocam na segunda metade do séc. XVIII.
Na sacristia, cujo tecto de madeira pintado com motivos barrocos se encontra em estado de degradação completo, encontra-se ainda um oratório setecentista e uma singular imagem conventual de Santa Clara, em tamanho natural, pintada e estofada, do século XVIII.
É uma capela particular.