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Capela de Sao Joao e Senhor dos Aflitos – Fornelos

Capela de Sao Joao e Senhor dos Aflitos – Fornelos

Este edifício de planta rectangular, dos finais do séc. XVIII, inícios do séc. XIX, está erguido sobre uma plataforma de pedra que o destaca em relação ao Largo do senhor, onde se situa.
A frontaria exibe um portal emoldurado, com relevos de boa cantaria, decorado lateralmente na base com sinuosos motivos vegetais. A ornamentação sobre o lintel fica a cargo de uma grinalda ondulada e torsa, com volutas e caprichosos pendentes. Duas janelas sub-rectangulares com remates circulares flanqueiam a entrada. A fachada principal é coroada com um frontão curvo, interrompido, onde culmina uma cruz almofadada, de topos florenciados – semelhante à das traseiras – e a capela é pontuada de pináculos globulares nos quatro topos das empenas.
Uma sineira de granito, com cruz torneada, pousa no beiral esquerdo do telhado e a iluminação natural do interior é propiciada por uma janela lateral de moldura com aboamento.
A pintura branca, com frisos e cruzes cor de telha, bem como a decoração epigrafada feita com seixos pintados de cinzento descaracterizam a elegância e sobriedade do edifício.
O interior, abrigado por tecto em madeira – policromo de cinzas, azuis, sépias e vermelhos, com molduras e grinaldas barrocas – é dominado por um altar de talha barroca, no qual o dourado se complementa com o colorido marmoreado de sépias, azuis, verdes, rosas e cor de salmão. O cruzeiro da primitiva devoção ao Senhor dos Aflitos ocupa agora um lugar de destaque no altar. A cruz de granito, que inicialmente estava ao ar livre, encontra-se agora em lugar de destaque, pintada com a imagem do Senhor e as Almas do Purgatório aos pés. Além .de quatro
ex-votos exibidos nas paredes, a capela possui um património iconográfico digno de relevo, do qual se salientam: um S. Benedito transformado em Santo António, em madeira pintada, do séc. XVIII; uma Santa Luzia de finais do séc. XVII ou início do séc. XVIII; um S. Roque e uma Nossa Senhora da Lapa, setecentistas – os três em madeira pintada e estofada – dois S. João, do séc. XIX e séc. XX e ainda uma pequena imagem de oratório, representativa de Santa Ana.