Capela de São Gonçalo – São João de Lobrigos

Esta capela ergue-se num adro elevado, cingido por muro, ao qual se ascende por uma escada de seis degraus.
Trata-se de um edifício do século XIX, de planta rectangular, que exibe esmeradas cantarias no rodapé da frontaria, molduras de portas e janelas, cunhais e cornija.
Na fachada principal aprecia-se a entrada com moldura relevada, de arco abatido e pequenos ornatos laterais e fecho central proeminente. Sobre a porta repousa a moldura exuberante de folhagem e volutas de um janelão gradeado. Esta abertura, sub- rectangular, com um pequeno frontão de arco abatido é sobrepujada por uma sineira enquadrada por uma armação de ferro forjado. A frontaria remata com cornija contracurvada, em jeito de falso frontão, ladeada por plintos com fogaréus. O motivo central deste remate faz-se comum plinto ornado de volutas e cruz florenciada a que, ‘algo injustamente, justapuseram uma cruz branca luminosa. As duas janelas laterais da frontaria possuem igualmente boas cantarias e estão gradeadas.
A sacristia, mais recente, é adossada à fachada posterior, essa mesma cujos ângulos estão pontuados de plintos com pináculos globulares a ladearem uma cruz lanceolada, assente em plinto, colocada no topo das duas águas da cobertura.
O interior possui um altar-mor de madeira, em tom de marfim e dourado, de gosto eclético, onde são visíveis aspectos da gramática decorativa da renascença e do barroco. Na Fachada oposta desenvolve-se o coro-alto concebido em cimento, com varandim forçado.
Nesta capela algumas imagens merecem especial destaque. Referindo-nos a um São Gonçalo, e uma Nossa Senhora da Graça que podem ser atribuídos ao séc. XVIII, e a um São Bento e um Santo Agostinho que presumimos serem da centúria anterior: séc. XVII.