Capela de Santo Ovidio (Quinta do Meio) – Sanhoane

Esta capela está integrada no enfiamento do alçado nascente de uma casa de caveto do século XVII.
O seu portal, de arco abatido e fecho com ornato de fogaréu, possui moldura almofadada de pilastras laterais onde pontifica um frontão convexo, interrompido por uma pedra de armas aquartelada.
Sobre a entrada recorta-se um janelão, de cantaria almofadada e ondulada, com ornatos vegetais e volutas nos cantos inferiores e no fecho. Sobre o janelão e a interromper, em arco abatido, a cornija do edifício, desenha-se um frontão contracurvado e canopial.
Á face da entrada, ao lado esquerdo, um pequeno óculo quadrilobado ilumina e areja, simultaneamente, o interior do templo.
O interior começa a demandar obras de beneficiação e exibe um altar- mor barroco, assente em elevado soco de pedra. A talha dourada do altar, a precisar de manutenção, apresenta os característicos motivos vegetalistas e rosetões que, juntamente com as quatro colunas torsas envolvidas em parras, cachos e pássaros, atestam a sua filiação setecentista. A ornamentação de conchas e caprichos vegetais e florais acompanha, de resto, a cornija interior e o resto da decoração. Realça-se o tecto de madeira pintada, ao gosto da época, em tons de vermelho, verde e azul representando, ao centro, a imagem de Santo António, enquadrado numa exuberante moldura pintada.
O piso revestido a granito e o pequeno coro de madeira, com varandim de gelosia, acompanham, exemplarmente, a dignidade do conjunto. –
Destacam-se as imagens de:
S. João Evangelista, Sagrada Família, Santo António. Todas do séc. XVIII, mas as duas primeiras, para além da policromia, mostram sinais de estofado.
Peça em madeira pintada, obra de artista popular, é uma representação de Santo Ovídio. Se a sua cronologia não ronda o séc. XVI, então o seu escultor tinha presente modelos desse período.
É uma capela particular.