Capela de Santo António – Justos – Fontes
Trata-se de uma capela construída, possivelmente, no século XVII ou XVIII, vindo já referenciada nas Memórias Paroquiais de 1758 como a “capella de Santo António de Pádua, no lugar de Justos” (Capela, 2006: 448).
Esta capela apresenta planta rectangular com sacristia (de construção posterior) adossada ao alçado esquerdo. Salienta-se na fachada principal a sineira em granito, truncando a empena no limite direito. Em arco de volta perfeita sobre pilares, a sineira é rematada por cornija e coroada por cruz latina de braços arredondados, sobre acrotério, que se ergue entre dois pináculos piramidais. Esta fachada apresenta-se bastante singela, sendo apenas rasgada por uma porta e dois vãos laterais quadrangulares, sem molduras. No topo, sobre acrotério, está a cruz latina de braços arredondados, sendo que no topo do cunhal esquerdo existe pináculo piramidal. A fachada posterior é cega apresentando, no telhado de duas águas, três pináculos piramidais: um central e dois laterais. A fachada lateral direita é rasgada por porta, sem moldura, e por uma fresta rectangular.
No interior, salienta-se o retábulo-mor com pintura marmoreada em tons de azul e salmão, decorações douradas e colunas de fuste canelado com capitéis coríntios. No tecto, está pintada a representação de Santo António.