?>

Capela de Nossa Senhora do Rosário – Sanhoane

Capela de Nossa Senhora do Rosário – Sanhoane

Esta capela, de planta rectangular, comunica com o edifício da casa do século XVIII através do coro e acompanha, em dignidade e primor de construção, a residência enobrecidas pelos Queirós e Lencastre da Quinta do Pinheiro.
O seu portal, de cantaria relevada e canelada, está coroado com frontão sobrelevado e contracurvado, decorado com motivos vegetais. Sobre a entrada rasga-se um janelão quadrilobado, abrigado por pequeno frontão circular, de moldura ornada de conchas e apontamentos vegetalistas, denunciadores de uma inspiração
rocaille.
A cornija ondulada dá avanço a um frontão contracurvado e dinâmico, onde uma carteia central, de exuberantes rasgos vegetalistas, informa que a construção data de 1771.
O templo é pontuado no topo da frontaria por uma cruz lanceolada central e artificiosos fogaréus – laterais, ao passo que a fachada posterior apresenta pináculos globulares e um remate central de plinto com esfera.
Uma janela rectangular com moldura de aboamento acompanha e sublinha as boas cantarias patentes no rodapé, cunhais, cornija e a ornamentação caprichosa e relevada que se evidencia no reboco branco do exterior do edifício.
Em termos iconográficos, distingue-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário, do séc. XVIII.
É uma capela particular.