Capela de Nossa Senhora de Copacabana – Sanhoane
A quinta, primitivamente ligada à família Cabral, integra na sua residência nobre uma capela do século XVIII, de planta rectangular, com o altar-mor posicionado a Sul.
No enfiamento do corpo longilíneo da casa, destaca-se o portal de arco abatido com moldura relevada e contracurvada, sobrepujado por um frontão curvo interrompido pela cornija, com motivo floral central. Sobre o beiral, um plinto de granito suporta uma cruz florenciada identificadora do espaço ocupado pelo pequeno templo.
No interior o altar de talha do século XVIII, com sanefa, evidencia os motivos de vieiras, festões de flores e a vegetação estilizada, típicos do barroco. Destaca-se o retábulo central com a coroação de Nossa Senhora.
O tecto de madeira está pintado com as características bordaduras setecentistas em tons de vermelho, azul e sépias, sobre fundo verde e possui a representação central de Nossa Senhora e o Menino com a inusitada legenda “N. S. da Copa Cabana”.
A capela possui, oposta ao altar, uma severa mas elegante gelosia, que tanto pode ter sido um espaço abrigado do pequeno coro como um balcão resguardado e intimista de assistência ao culto.
É uma capela particular.