Capela da Senhora da Graça – São João de Lobrigos
Este templo, de planta rectangular, está rebocado a branco, com rodapé e ângulos pintados de preto.
A frontaria exibe uma entrada com moldura de cantaria lavrada com friso torneado e um lintel horizontal onde se lê a seguinte epígrafe: “ANNO DE 1729 ESIOZEGE”. Sobre o portal evidencia-se um frontão triangular, relevado e interrompido por uma cruz que, arrancando do tímpano, pontifica e ultrapassa o eixo do frontão.
A capela não é rematada por cornija, mas em contrapartida as pequenas janelas gradeadas laterais, à entrada, apresentam molduras graníticas com aboamento.
No topo da frontaria e da fachada posterior, a culminar as duas águas do telhado, erguem-se duas cruzes florenciadas, assentes em plintos rectangulares.
No alçado direito, avança um pequeno corpo lateral, destacado, que na sua intercepção com a parede lateral da capela, ostenta um nicho que funciona como queimador de velas de cera.
No interior da capela ergue-se um altar de madeira, assente numa base granítica. Está pintado em tom marfim e dourado, com colunas estriadas, num todo singelo que denota um gosto neoclássico popular.
Ao centro está a bela imagem de Nossa Senhora com o Menino ao colo. O recente restauro realçou-lhe o estofado do panejamento. Lateralmente há uma outra imagem da mesma invocação atribuída, tal como a anterior, ao séc. XVIII.