?>

Capela da Quinta dos Poeiros – Fontes

Capela da Quinta dos Poeiros – Fontes

Esta capela está inserida na casa de habitação da Quinta dos Poeiros, ficando a sua fachada voltada a Sudeste. O acesso à nave a ao altar-mor da capela, faz-se através da porta exterior, no rés-do-chão, sendo que ao coro-alto, no 1ª andar, apenas se tem acesso pelo interior da casa.
De planta rectangular, seguindo o declive do terreno, este edifício desenvolve-se em altura, muito mais do que em profundidade. A nível arquitectónico e decorativo, segue as características do restante complexo habitacional, apresentando fachadas rebocadas e pintadas de branco, que contrastam com o embasamento sem reboco. Apenas os cunhais em cantaria de granito ajudam a evidenciar e delimitar a fachada principal da capela, a qual se apresenta rasgada por portal de arco abatido e por janelão rectangular, gradeado e com frontão curvo, à altura do coro-alto. Ambos apresentam moldura em cantaria de granito e um pequeno friso relevado no topo. A frontaria é culminada por um frontão contracurvado e sobrelevado, sendo que o vértice é coroado com um plinto onde assenta uma cruz latina de haste e braços cilíndricos com remate cónico. Lateralmente, no topo dos cunhais, existem dois pináculos bolbosos, canelados, com remate em esfera.
 No interior, sobre supedâneo de três degraus e encostado à parede testeira, está o retábulo de madeira. A edícula central apresenta trono escalonado de três degraus, suportando a imagem de Cristo crucificado e é ladeada por duas colunas coríntias, com capitel dourado e fuste marmoreado em tons de rosa e azul. Lateralmente, estão colocadas as imagens de S. José e S. Pedro, à direita e à esquerda, respectivamente.