Santuario de Nossa Senhora do Viso – Fontes

Merece lugar de destaque, pela sua antiguidade, riqueza do seu espólio, e dimensão do culto que ultrapassa os limites geográficos da freguesia. O altar-mor (retábulo) é em talha dourada, artisticamente trabalhado, destacando-se no topo do trono a imagem da Senhora (uma réplica, que a verdadeira encontra-se na igreja).
Trata-se de graciosa representação da Virgem com o Menino carinhosamente amparado pela Mãe.
Do lado do Evangelho pontifica a imagem do Sagrado Coração de Jesus; do lado da Epístola, uma imagem antiga da Virgem (séc. XVI?) com o Menino ao colo, do lado esquerdo. No forro da capela-mor desenha-se a Senhora, coroada, e sentada com o Menino sobre o joelho esquerdo. Portão gradeado divide a capela-mor da nave. Trata-se de réplica de prata roubado no saque das tropas de Napoleão, e que parece ter ido parar a museu londrino com a indicação da proveniência: “Viso-Portugal”.
A nave é enriquecida com dois altares laterais (em talha do mesmo estilo), e um par de colunas salomónicas cada um com os habituais (e característicos) símbolos eucarísticos (cachos de uvas, parras, e pelicanos). A antiga imagem da Sra. da Luz encontra-se no lado direito, e uma velha imagem da Sra. das Neves, no altar do lado esquerdo. São ambas do século XVII.
As paredes da nave são revestidas (decoradas) com azulejos do mesmo século, e o tecto é forrado com trinta caixotões pintados de figuras geométricas. Na sacristia encontra-se mostruário de ofertas (promessas) de vestidos de noivas que casavam quer na igreja, quer no santuário, e os ofereciam à Sra. do Viso.