?>

Capela Nossa Senhora do Rosario – São Miguel de Lobrigos

Capela Nossa Senhora do Rosario – São Miguel de Lobrigos

Inserida na Casa do Morgado, pertencente a Maria Fernanda Morgado e Arnaldo Pinto Morgado, esta capela ocupa uma área de cerca de 37m, no limite sul da propriedade. Segundo a inscrição presente no lintel da porta principal, “Esta capella mandou fazer Marthas de Gouveia Borges Alcurado no anno de 1767”.
No exterior, duas pilastras toscanas delimitam a largura da capela e diferenciam-na do restante complexo habitacional. A frontaria, apesar de estreita, apresenta-se bastante elaborada, sendo rasgada por portal de verga recta e por janela rectangular, de ângulos arredondados, à altura do coro-alto. Sobre a entrada principal, um frontão triangular bem relevado, é interrompido ao centro por cartela rectangular, onde está inscrita a letra “M”. Frontão e molduras são em cantaria de granito. Em granito é também a dupla cornija contracurvada, que remata a fachada, a qual é sobreposta por beirada simples e coroada por cruz latina, com chanfros e haste em remate trilobado. Lateralmente, nos ângulos do telhado de duas águas, existem dois pináculos sobre acrotério.
Adossada à fachada direita existe um corredor que liga ao interior da casa. Sobre esta estrutura está colocada a sineira, em granito, albergando sino. Nesta destaca-se o remate contracurvado e os motivos concheados, gravados ao centro, típicos do século XVIII.
No interior, o tecto é em madeira pintada de bege, assim como a balaustrada do coro-alto, localizado na fachada principal. Na parede testeira, está o altar-mor em madeira, que alberga a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Ladeando este conjunto, estão as imagens de Nossa Senhora da Conceição (lado direito) e de São Sebastião (lado esquerdo), as quais se encontram, actualmente, em processo de restauro. Ainda no interior da capela, existe na parede direita uma janela em aboamento, com moldura em granito, à cota do corredor de ligação ao interior da casa. Juntamente com a porta e a janela da fachada principal, este é mais uma entrada de luz que ilumina o interior da capela.
Todo o conjunto foi requalificado há cerca de quatro anos, aguardando ainda o interior por obras de beneficiação, nomeadamente ao nível das paredes, que necessitam de ser rebocadas e pintadas.