Capela do Espirito Santo – Tabuadelo – Fontes

Esta capela está erguida num adro elevado, acessível por cinco degraus, cingido com gradeamento de ferro de traça bem singela.
Trata-se de uma capela de planta rectangular, pintada de branco, com rodapé e base inferior das janelas a preto.
A frontaria exibe um portal de cantaria relevada e almofadada ao nível da porta. Tudo o mais está rebocado a argamassa de cimento.
Sobre a porta está a sineira de ferro pousada no topo cortado do telhado de duas águas terá ajudado a apagar a data que hoje, muito hipoteticamente, se aventa como sendo o ano de 1865 – que se trataria, provavelmente, de uma data de reconstrução.
Duas janelas gradeadas flanqueiam a entrada desta capela que integra a sacristia no alçado esquerdo e se recorta com uma janela de aboamento, gradeada, no alçado direito. O beiral de telha de meia cana e o telhado de duas águas abrigam o tecto e o fundo da capela-mor de madeira envernizada. Merece destaque o altar de talha do séc. XVIII, embora ainda denote inspiração renascença, constituído por três painéis tripartidos, com folhas de videira e cachos a envolverem colunas torsas. Ostenta capitéis e frisos de feição vegetalista e duas cabeças de putti, que atestam a mestria do entalhador. O altar está pintado de dourado, branco e azul claro. Os três retábulos de madeira pintada denunciam representações de tipo popular de Santo António, do Padre Eterno e de S. Bartolomeu.
Destacam-se as imagens de Nossa Senhora dos Milagres, em madeira pintada e estofada do século XVIII e um S. Sebastião, de provável lavra oitocentista.