III Caminhada Noturna – Do Douro ao Marão

A 3ª edição daquela que já tem vindo a ser uma referência nas caminhadas da região voltou a marcar quem a realizou.
A caminhada noturna “ Do Douro ao Marão”, promovida pelo Município de Santa Marta de Penaguião, ultrapassou mais uma vez o limite da fasquia de uma simples caminhada e proporcionou aos cerca de 1000 participantes que, nos dias 9 e 10 de julho, aceitaram o desafio e voltaram a encontrar-se para esta aventura, momentos de rara beleza e satisfação.

O Santuário de Nossa Senhora do Viso foi o ponto de encontro e concentrou um misto de emoções e expetativas. Animação, jantar com o tradicional arroz de feijão no pote e muito convívio, foram mais uma vez o ponto de partida para o reavivar de uma tradição antiga de Romaria à Senhora da Serra.

Passo a passo, cada um ao seu ritmo, os caminheiros iniciaram a subida à Serra do Marão onde à chegada uma largada de 500 balões luminosos salpicaram o céu de magia e, mesmo antes do magnífico e deslumbrante nascer do sol, o caldo de cebola fez mais uma vez as maravilhas de quem desgastou as energias na subida. 

O regresso, feito igualmente em grupo, terminou com um agradável pequeno-almoço na aldeia de Soutelo, onde o protagonista foi o tradicional “café no pote”.
O cansaço foi visível mas mais ainda a satisfação de quem superou o desafio e conseguiu usufruir de todos os momentos.

“Adorei. Obrigada por esta noite magnífica. Excelente organização.” de Carla Carvalho (in facebook); “Obrigado ao Presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião por mais uma vez organizar uma belíssima Caminhada Nocturna á Sª da Serra com todas as mordomias que os Caminheiros forasteiros tiveram direito, Obrigado a todos que colaboraram.” De Francisco Rodrigues (in facebook). “Aproveito a circunstância da ocasião, para vos dar os Parabéns, pela excelente organização no inerente a todas as “vertentes” da Caminhada (Trilho, Logística e entretimento!!!!)” de Avelino Carvalho (In Facebook); “Foi indescritível…do início até ao fim! Parabéns! Até para o ano!” de Edna Monteiro (In facebook).

Para ano, o Município de Santa Marta de Penaguião deixa a promessa e a certeza que o evento se voltará a repetir numa das mais belas paisagens que o Douro e o Marão têm para oferecer.
Reserve desde já a data na sua agenda (2º fim de semana de julho) – IV Edição da Caminhada Noturna de SANTA MARTA “ Do Douro ao Marão”.