Assinado o protocolo para a valorização da Estrada Nacional 2

O processo de valorização da Estrada Nacional 2 (EN 2) deu um importante passo, na tarde de segunda – feira, 8 de Outubro, em Santa Marta de Penaguião, com a assinatura de um protocolo entre o Turismo de Portugal e a Associação de Municípios da Rota da EN 2, assente em três eixos: Sinalética, conteúdos dirigidos aos turistas e capacitação dos parceiros.
A cerimónia pública realizou-se em cima da Nacional 2 com a presença do Senhor Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, de dois representantes do Turismo de Portugal, Nuno Fazenda e Carlos Abade, de autarcas da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, entre outras entidades convidadas.

Coube ao Presidente do Município e Presidente da Associação, Luís Machado, abrir os discursos oficiais, dar as boas vindas aos presentes e abordar a importância da EN 2.

O autarca considerou o momento como um dia histórico para Santa Marta e para o País, salientando toda a envolvência turística, gastronómica, cultural e económica que a via rodoviária possui, numa componente de dinamização do investimento e da atividade económica dos 35 Municípios que acolhem o seu traçado, frisando ainda a existência de uma rede de mais de mil parceiros.

O Senhor Ministro da Economia elogiou o Município de Santa Marta de Penaguião e classificou como de extremamente interessante o projeto da EN 2 bem como o papel dos municípios, apontando o processo em curso, como um exemplo para Portugal e para a Europa nas suas características. O membro do Governo considerou a via “muito bonita, preservada na sua autenticidade”, acrescentando ser como que a “coluna vertebral de Portugal”, e “um privilégio para quem circula na mesma”.
O Município de Santa Marta de Penaguião foi o mentor deste projeto de qualificação e valorização da Estrada Nacional 2 como instrumento de atratividade e promoção dos territórios, cujo traçado tem cerca de 739 km, abrange 35 Municípios, num universo a rondar as 750 mil pessoas.

Álbum de fotografias.