A loja Social de Santa Marta de Penaguião surge como uma resposta social solidária, de atendimento e acompanhamento social de indivíduos e/ou famílias que vivam em situação de carência.

Esta valência visa suprimir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da atribuição gratuita, de bens, de diversa ordem como: vestuário, calçado, material didático, têxteis, acessórios de bebé (carrinhos, biberões, chupetas, calçado ortopédico, acessórios para alimentação, etc).

A implementação da Loja Social pretende criar uma relação entre os técnicos e os beneficiários, tendo em vista a promoção de condições facilitadoras de inserção das pessoas através da elaboração, contratualização e acompanhamento de um projeto de vida.

Objetivos da Loja Social:
-Promover e contribuir para a melhoria de condições de vida dos indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade social, através da atribuição de bens de diversa ordem.

-Promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.

-Potenciar a responsabilidade social das entidades concelhias, envolvendo os parceiros do Concelho Local de Ação Social de Santa Marta de Penaguião.

-Apelar e sensibilizar a sociedade civil na recolha de bens, mas também na identificação e encaminhamento de situações de carência.

Critérios de Admissão à Loja Social:
– Destina-se a Munícipes residentes no Concelho de santa Marta de Penaguião que revelem vulnerabilidade económica e social.

– Possuir rendimento mensal Per Capita igual ou inferior ao Valor Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado para o ano civil a que se reporta o pedido.

– Os Munícipes podem deslocar-se à Loja Social, sempre que necessitarem, não havendo limite no nº de vezes da resposta prestada. È preenchido um processo individual de identificação para cada individuo. Todas as saídas de bens são devidamente registadas.

PARA QUEM QUER AJUDAR, O QUE PODE LEVAR PARA A LOJA SOCIAL:

Equipamentos/artigos domésticos, eletrodomésticos, brinquedos, material didático, têxteis, calçado, vestuário, produtos de higiene.

Contribua com tudo aquilo que já não lhe faz falta,  mas que pode fazer a diferença para outras pessoas!

“Que o nosso bem, faça bem ao outro também”

Localização: Alameda 13 de Janeiro (ao lado do Fórum Atividades)
Horário de funcionamento: De 2ª a 6ªfeira – Das 09.00h às 17.00h