Gabinete de Inserção Profissional

Criado ao abrigo da portaria n.º 127/2009 de 30 de janeiro e retificada pela portaria 140/2015, de 20 de maio, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) está em funcionamento desde Junho de 2009 em Santa Marta de Penaguião, estando presentemente a funcionar no 2.º piso do edifício da Câmara Municipal.

O GIP, em estreita cooperação com o IEFP, destina-se a apoiar os jovens e adultos desempregados na definição do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O Gabinete está também disponível para esclarecer as instituições/empresas locais sobre os incentivos de apoio ao emprego, sobre os estímulos à contratação ou sobre a realização de estágios nas instituições/empresas, por forma a potenciar a inserção ou reinserção de desempregados no mercado de trabalho.

Em síntese, são objetivos principais do GIP:

  • Dar informação profissional a jovens e adultos desempregados;
  • Apoiar na procura ativa de emprego
  • Divulgar ofertas de emprego e atividades de colocação
  • Encaminhar para ofertas de qualificação
  • Esclarecer as empresas sobre os incentivos existentes de apoio ao emprego
  • Estimular as empresas/instituições à contratação
  • Incentivar as empresas/instituições à realização de estágios por parte de desempregados.

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira: 9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00

Contactos
Morada: Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião
Praça do Município
5030-470 – Santa Marta de Penaguião

Tel.: 254 810 130
Fax: 254 810 131


Concessão de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do Município de Santa Marta de Penaguião

O Voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral.

O socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos e todos os acidentes, catástrofes ou calamidades, é uma missão desenvolvida há muito pelas corporações de bombeiros e que alcançou um reconhecimento inquestionável como tarefa essencial ao bem-estar das populações, que enobrece todos aqueles que abraçam esta atividade.

A proteção de vidas humanas e bens em perigo, tantas vezes conseguidas por atos de coragem e abnegação dos “soldados da paz”, deve ser credora do incondicional reconhecimento da comunidade e das suas instituições, pelo que é desejável e necessário promover o apoio social aos Bombeiros Voluntários do Município, não só pelo desempenho de tão nobre atividade, mas também para incentivar a permanência e à adesão a esta causa que revela coragem, civismo e respeito pela vida humana, atitude que merece ser reconhecida, acarinhada e valorizada.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, regulamentou no sentido de conceder um conjunto de benefícios sociais aos bombeiros voluntários do Município de Santa Marta de Penaguião.

Links:

Regulamento Benefícios Sociais aos Bombeiros SMP

Requerimento para Concessão de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários
(CMSMP 357 – Rev 0)