O projeto CLDS-3G SANTA MARTA Solidarius, pioneiro no concelho, iniciou atividade a 9 de Novembro de 2015 e vigorará até ao dia 8 de Novembro de 2018.

Este projeto é dinamizado no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, financiado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, sendo a Entidade Coordenadora Local da Parceria a Fundação Dr. Carneiro Mesquita, tendo como parceria principal o Município de Santa Marta de Penaguião.

De âmbito concelhio, o CLDS-3G, tem sede na Alameda 13 de Janeiro em Santa Marta de Penaguião, e está aberto de segunda-feira à sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 17h, e pretende potenciar a inclusão social e integral das famílias vulneráveis residentes no concelho de Santa Marta de Penaguião, criar redes de apoio informal com base em estratégias de proximidade e de voluntariado e potenciar o Empreendedorismo, a promoção, divulgação e comercialização dos produtos locais e ou regionais, a qualificação/orientação profissional e inserção no mercado de trabalho, com o objetivo máximo de contribuir para o bem-estar dos Penaguienses.

Trata-se de um projeto importante para o concelho que, através do estabelecimento de várias parcerias, dinamiza uma panóplia de atividades promotoras do desenvolvimento social e económico

De acordo com o plano de ação elaborado com base no diagnóstico social do concelho, serão concretizadas várias ações, distribuídas por três eixos de intervenção:

I – Emprego, formação e qualificação;

II – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

III – Capacitação da comunidade e das instituições.

Site Oficial | Facebook