XXVII Semana Cultural

Santa Marta de Penaguião esteve em festa de 29 de julho a 8 de agosto. A Semana Cultural de SANTA MARTA deu vida à concha vinhateira que, este ano, homenageou para além da sua Padroeira (Santa Marta) Frei João de Mansilha, o mentor e desenhador da Demarcação da Região do Douro.

Durante 10 dias, a 27ª edição trouxe à rua o que de melhor tem o concelho e o que de melhor se faz por cá. Cultura, tradição, folclore, animação, desporto, sem esquecer a gastronomia, acompanhados por espetáculos diversos e de qualidade fizeram desta edição uma semana que ficará para sempre na memória de quem visitou Santa Marta de Penaguião.

De realçar que, no dia 29 de julho, dia de Feriado Municipal, o tradicional e já tão conhecido cortejo etnográfico e a representação teatral da Lenda presenteou todos os presentes com momentos altos de cultura e história sobre o concelho penaguiense. Nesse dia, com a presença do Ministro das Infraestruturas, que abriu a feira de artesanato, Santa Marta de Penaguião teve, mais uma vez, o seu trabalho em prol do desenvolvimento do concelho reconhecido por um representante do Estado.

Noites diferentes foram sem dúvida, a noite de sábado à noite que recebeu o 1º festival de folclore Santa Marta / EN2 no qual estiveram presentes a convites dos grupos concelhios, grupos de folclore de Vila Real, Chaves, Abrantes e Gois, naquele que promete ser o primeiro de muitos intercâmbios culturais entre os Municípios abrangidos pela Estrada Nacional 2.

Ficará igualmente na memória o piromusical com as cores de Portugal, forma de festejar, junto de todos os emigrantes, a vitória da seleção portuguesa no europeu. “ Foi de arrepiar. Foi o melhor fogo que vi até hoje”, confidenciou uma jovem emigrante francesa que assistiu muito emocionada ao fogo pirotécnico.

Para além disto, o artista Emanuel fez as delícias dos amantes da música portuguesa que encheram o recinto da festa, cantarolando músicas bem conhecidas de todos. A procissão de triunfo com a bênção de todos os Padroeiros das freguesias do Concelho deu o último toque da festividade, encerrando 10 dias vividos intensamente por todos os penaguienses e não só.

O Município de Santa Marta de Penaguião quer deixar aqui o seu agradecimento a todos os que acompanharam a festividade e ajudaram na sua realização (instituições, juntas de freguesia, entidades de responsabilidade civil, religiosa e de segurança).